top of page

O Modernismo e a mulher moderna e artista III

  • Liana Rosemberg
  • 7 de jun. de 2021
  • 6 min de leitura

The Museum of Modern Art” New York hoje conhecido como a maior e brilhante instituição da Arte Moderna , realmente tornou-se suporte da nova pintura gradualmente . A consolidação do Expressionismo Abstrato como prática dominante na America Moderna empurrou para a marginalidade não somente mulheres que chegavam a maturidade artística em outros estilos modernos durante os anos 1940 mas também muitas mulheres profissionais . As pinturas das mulheres cujas carreiras desenvolveram-se dentro do Expressionismo Abstrato não são representativas da grande lista de trabalhos então executados pelas mulheres daquele tempo . Entretanto seu comprometimento com esse e outros fatos que definem a Arte Moderna após a Segunda Guerra , as direcionou diretamente ao confronto com as práticas artísticas e sociais que moldaram muitas relações das mulheres a corrente artística após a Segunda Guerra .




Lee Krasner (1908-84)


Leonora Krasner desde os 14 anos decidiu ser artista estudou para tanto no Washington Irving da Hight School for Girls , na Escola de Artes de mulheres da Union Cooper com bolsa de estudos formando-se em professora de arte. De 1928 a 1932 frequentou a National Academy of Design Em 1937 modernizou as abordagena dos nus e naturezas mortas e em 1940 ingressou no American Abstract Artists observando e adquirindo conhecimento com Roothko , Barret Newman entre outros .


Após encontrar Jackson Pollock em 1941 abandonou trabalhar com a natureza e virou-se para o automatismo . Sua transformação gradual do figurativo para o abstracionismo ocorreu num contexto de longa luta interna pessoal para definir – se como artista e estabelecer sua própria identidade para além de Pollock com quem se casou m 1945. Para estabelecer- se independente da força artística e personalidade de Pollock , teve que se separar da tradição europeia do cubismo que anteriormente influenciava seu trabalho .


Jackson Pollock Convergnce Jackson Pollosk act of painting gotejamento


Krasner começou a aproximar-se da pintura como um exercício meditativo , na busca de obliterar a referência e a composição hierárquica, trabalhou e retrabalhou as telas ate´chegar a uma granulação de duas ou três polegadas de espessura . Somente em 1946 as imagens começaram a aparecer fora dos fundos cinzas , As pinturas “Little image” que resultam intuitivas, em abstrações sem previsão . A elegância intima das "Little Images" de Krasner pode ser produto de sua fascinação com as iluminuras dos manuscritos persas e ecosseses ou com as inscrições hebraicas familiares de sua infância , era de fmilia ortodoxa judaica . O processo simplesmente apareceu , entretanto, a crise que o gerou , requer uma releitura a luz do que orienta a psicanálise de 1970 e 1980 sobre a relação da mulher com a escrita, um termo que deve ser entendido num contexto maior de significação para estabelecer uma marca , um selo . Krasner e outras artistas do movimento Expressionismo Abstrato estavam cientes com as diferenças sexuais na prática artística . Durante os anos 1940 e 50 confrontaram-se com a larga visão que “mulheres não podiam pintar “ ou que “esta pintura é tão boa que nunca poderia ser realizada por uma mulher”. A serie “Little Image” caracteriza-se por técnicas diversas ; mosaicos, técnica de gotejamento ; hieróglifos quadriculas ; pinceladas gestuais , pincel seco , ricos em texturas pela técnica de impasto .


Esta idéia prevalente inspirou o escultor David Smith duante os anos 1940 a unir na escultura The Home of the Welder o bronze com o torso de uma mulher em baixo relêvo de um lado e do outro um baixo relêvo de uma mãe e filho estilizados . Para Smith , o corpo de mulher significa não só o lar físico , mas também o significado mental e emocional do homem de atividade criativa .

Escultura em metal The Home Of The Welder




Frases de Krasner “I take a big breath and hope for the best “ Tomo um grande fôlego e espero pelo melhor


“Pode ler um artista quando está perturbado”



Lee Krasner obras




mosioform serie "Little Images"

serie "Little Images"











Noon 1947 serie "Little Images"

Rising Green













Hieroglifos Colagem de

diferentes tiras de papel


Seated Nude





























Louise Bourgeois (1911-1973)


Louise Bourgeois quebrou barreiras existentes no plano da teoria entre a vida e a arte. Usou suas emoções como matéria prima da sua obra percorrendo temas como a sexualidade e a memória . Sua carreira foi fortemente influenciada por eventos psicológicos traumáticos de sua infância . Trabalhou na oficina de tapeçaria de seus pais, era muito chegada a sua mãe cuja memória veremos retratada em suas obras

principais .


Na década de 70 promovia aos domingos quando recebia estudantes e jovens artistas para analisar seus trabalhos e podia ser implacável no julgamento , motivo pelo qual esses domingos tomaram o nome satírico de “Sunday bloody Sunday” !! (Domingos sangrentos Domingos) .


A arte de Bourgeois é conhecida pelo conteúdo temático extremamente pessoal envolvendo o desejo inconsciente sexual do corpo . Transformou suas experiências interiores em uma linguagem visual profundamente pessoal por meio do imaginário arquetípico e mitológico , adotando e significando objetos como espirais , gaiolas , ferramentas médicas e as famosas aranhas para simbolizar a psiquê feminina, a beleza e a dor psicológica .


Bourgeois em 1930 estudou matemática e filosofia na Sorbonne , em 1932 estudou em várias escolas de arte e ateliês; Ècole des Beaux Arts , Academies Ronson , Academie Julian , e Academie de la Grande-Chaumiére . Morou na Rue de Seine acima da Galerie Gradiva entrando em contato com os pintores surrealistas seus trabalhos e o Movimento Surrealista e sua propostas.


Em 1938 começou a expor seus trabalhos no Salon D’Automme e abriu sua própria galeria numa área separada do showroom das tapeçarias do pai . Nessa curta carreira de galerista e negociante conheceu o historiador de arte americano Robert Goldwater com quem se casou mudando-se para Nova York . Nessa cidade entrou para a Art Student League , dedicando sua atenção a gravura e a pintura .


Durante as décadas de 1940-1950 Goldwater a apresentou a uma infinidade de artistas críticos e comerciantes de Nova York inclusive a Alfred Bar , diretor do MOMA que lhe comprou uma de suas obras em 1953 .


Com a morte do marido em 1973 dedicou-se como professora de arte em vários Instituições de Nova York. Politicamente ativa como socialista e feminista defendia o uso de imagens sexualmente explícitas na arte relacionando – as como Fillettes (1968)





Obras de Louise Bourgeois



As Aranhas foram lançadas em 1997 como edição de uma série Cells fabricadas em bronze com pátina de nitrato de prata e podem ser encontradas espalhadas pelos principais museus mundiais .


O nome maman alude a força da mãe , metáfora que Louise se utiliza . Como sua mãe Josephine era tecelã que consertava a tapeçaria da oficina dos seus pais , a aranha também tece , como sua mãe a aranha também nutre e protege . Segundo as palavras de Bourgeois numa entrevista dada a Curadora e diretora arística da Fundação Louis Vuitton , (vale a pena conhecer) Suzanne Pagé e Béatrice Parente curadora do Musée de L’Art Moderne de Paris , a aranha é um ode a minha mãe . Era minha melhor amiga , era tecelã . Como as aranhas minha mãe era muito inteligente. As aranhas são presença amigáveis comem mosquitos e insetos que são indejesáveis por propagarem doenças . As aranhas são protetores úteis assim como minha mãe . Como minha mãe são pacientes , tranquilizadoras , delicadas , trabalhadoras , indispensáveis e tecelãs como minha mãe .



Recomendo quando puder uma visitas a todos os lugares

citados . A Coleção Cultural Itaú em São Paulo possui um exemplar de 1991 , mais próximo e fácil de acesso .


Mamans



Louie Bourgois Aranha MOMA



Pimeira da série cell possui 10 de altura Tate modern Gallery


Maman Museum of Modern Art (Moma ) Bilbao



Instalação no Centre Pompidou



Detalhe do saco com10 ovo de porcelana Estudo da natureza humana em borracha azul sobre pedestal e aço Escultura

A volta do desejo Proibido















Femme - Maison


As pinturas Femme - Maison foram expostas em 1947 . Embora Bourgeois indicasse o lar como um lugar de conflito para a mulher artista, os críticos leram as pinturas como afirmações como uma identificação “natural” entre as mulheres e o lar . Sua pintura de 1947 desenvolveu-se fora das antigas bases sobre a grade , a forma estrutural familiar a ela de seu treinamento no Cubismo abstrato. Sob influência do Surrealismo , ela desenvolveu um imaginário pessoal , quase figurativo dessas pinturas Femme-maison com suas casas empoleiradas no topo do corpo das mulheres no lugar das suas cabeças. Esses trabalhos desconcertantes a imagem da domesticidade através das fachadas brancas e pequenas janelas define a mulher, mas nega a ela o direito da fala . Um crítico escreveu “Hers is a world of Women”. (seu é um mundo de mulher)



Femme maison



Famme maison 1046 Moma






























Possíveis Diálogos com a Psicanálise



Filettes 1968



House empty

mães sexuais









Couple


Couple

















Wounderful Nightmare




















Essas as artistas usam a linguagem como ferramenta crítica . Para identificar a mulher como um sujeito da representação a não como objeto a representação é um longo e difícil processo ; renegociar paradigmas culturais é frequentemente percebdo como ameaça pelo grupo cultural dominante . Apropriando-se de códigos o quais tem grande poder social, desconstruindo-os para expor suas inconsequências e ideologia , utilizando de fragmentos e recusando o completo , as artistas revelam os modos pelos quais os significados estão entrincheirados na cultura dominante .


A Arte Contemporânea realizada pelas mulheres , entretanto , mostra que embora , muitos objetivos dos movimentos femininos não foram alcançados ---- existe ainda violência contra a mulher , discriminação na educação e no trabalho , racismo , e sexismo na vida cotidiana --- as mulheres formularam estratégias complexas e práticas através das quais confrontam as exclusões da história da arte , expandem o conhecimento teórico e promovem mudança social.


















 
 
 

1 Comment


afiravripper
Jun 26, 2021

Liana, adorei seu blog! Entrei nele por indicaçaõ do nosso querido Rafael. Conhecia as aranhas da Louise Bourgois, mas não sabia o significado delas para a artista. A aranha é vista frequntemente como um animal peçonhento, no entanto Bourgois lhe dá o outro significado, da tecedeira.

Enfim, achei tudo isso no seu blog. Voltarei mais vezes para ver as outras artistas que apresenta. Um grande beijo, Afira

Like
Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page