top of page

O conceito de Belo

  • Liana Rosemberg
  • 31 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura


Ao falar de mulher como não pensar na beleza feminina? E mais uma vez voltamos os olhos à Grécia, Homero (sec. VIII- VII a. C.) na Ilíada, (III,v.133-142) nos fornece uma justificação implícita da Guerra de Tróia a irresistível Beleza de Helena capaz de absolvê-la dos lutos que causou. Seria esta, talvez, a primeira referencia a beleza feminina de uma mulher real? Teria sido Helena a musa inspiradora de um amor que levaria a guerra?

Ainda na Antiguidade grega vejamos o que disseram filósofos e poetas sobre o Belo. Para os filósofos gregos a Beleza estava quase sempre associada a outras qualidades, os gregos abriram o caminho para as futuras especulações sobre o conceito do belo. Senão vejamos: Para Teógonis, (séc. VI a.C.) (Elegias I) Kalon é aquilo que agrada que atrai o olhar, “...Aquilo que é belo é amado, o que belo não é, não é amado” . Eurípides (séc V a.C.) (As Bacantes. III) “...o que é belo é sempre desejável” Xenofonte (séc V-IV a.C.) (Memorabilia/ Memórias de Sócrates ) legitima a práxis artística em três categorias estéticas: Beleza Ideal, representando a natureza através da montagem das partes; Beleza Espiritual; exprimindo a alma através do olhar; Beleza útil ou funcional. Sócrates afirma que as coisas belas são boas, num diálogo com o escultor Clíton afirma, “...logo, o escultor deve revelar através da forma exterior a atividade da alma” . Outras duas concepções foram elaboradas através dos tempos : Beleza como Harmonia e Proporção das partes (derivada do matemático Pitágoras) devemos a Platão a afirmação desses conceitos (séc V-IV) (Timeu V) “...e o mais belo dos laços é aquele que, na medida do possível, faz de si e das coisas afins uma coisa só: ora, a proporção realiza isso de modo belíssimo”. O princípio da Kalokagathía se expressa pela harmonia das formas e a bondade da alma cuja maior expressão pode ser encontrada na poetisa Safo (séc. VII-VI a.C.) que ora reproduzo:

Kalokagathia

Eu digo: belo é o que se ama

E explica-lo é muito fácil:

Escolheu como seu homem, o melhor

Aquele que apagou a luz de Tróia

Quem é belo

o é quando naquele instante está diante dos olhos.

Quem também é bom,

O será agora e sempre.


Quem nunca se virou para olhar e admirar uma figura masculina ou feminina? Quem nunca escutou a frase fulana ou sicrano nada tem de beleza, mas é caridoso ou é prestativo? Quem nunca admirou uma bela paisagem? Quem nunca desejou um objeto considerado belo, um quadro, uma gravura, uma escultura ou um livro de bela encardenação?


 
 
 

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page