O conceito de Belo
- Liana Rosemberg
- 31 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Ao falar de mulher como não pensar na beleza feminina? E mais uma vez voltamos os olhos à Grécia, Homero (sec. VIII- VII a. C.) na Ilíada, (III,v.133-142) nos fornece uma justificação implícita da Guerra de Tróia a irresistível Beleza de Helena capaz de absolvê-la dos lutos que causou. Seria esta, talvez, a primeira referencia a beleza feminina de uma mulher real? Teria sido Helena a musa inspiradora de um amor que levaria a guerra?
Ainda na Antiguidade grega vejamos o que disseram filósofos e poetas sobre o Belo. Para os filósofos gregos a Beleza estava quase sempre associada a outras qualidades, os gregos abriram o caminho para as futuras especulações sobre o conceito do belo. Senão vejamos: Para Teógonis, (séc. VI a.C.) (Elegias I) Kalon é aquilo que agrada que atrai o olhar, “...Aquilo que é belo é amado, o que belo não é, não é amado” . Eurípides (séc V a.C.) (As Bacantes. III) “...o que é belo é sempre desejável” Xenofonte (séc V-IV a.C.) (Memorabilia/ Memórias de Sócrates ) legitima a práxis artística em três categorias estéticas: Beleza Ideal, representando a natureza através da montagem das partes; Beleza Espiritual; exprimindo a alma através do olhar; Beleza útil ou funcional. Sócrates afirma que as coisas belas são boas, num diálogo com o escultor Clíton afirma, “...logo, o escultor deve revelar através da forma exterior a atividade da alma” . Outras duas concepções foram elaboradas através dos tempos : Beleza como Harmonia e Proporção das partes (derivada do matemático Pitágoras) devemos a Platão a afirmação desses conceitos (séc V-IV) (Timeu V) “...e o mais belo dos laços é aquele que, na medida do possível, faz de si e das coisas afins uma coisa só: ora, a proporção realiza isso de modo belíssimo”. O princípio da Kalokagathía se expressa pela harmonia das formas e a bondade da alma cuja maior expressão pode ser encontrada na poetisa Safo (séc. VII-VI a.C.) que ora reproduzo:
Kalokagathia
Eu digo: belo é o que se ama
E explica-lo é muito fácil:

Escolheu como seu homem, o melhor
Aquele que apagou a luz de Tróia
Quem é belo
o é quando naquele instante está diante dos olhos.
Quem também é bom,
O será agora e sempre.
Quem nunca se virou para olhar e admirar uma figura masculina ou feminina? Quem nunca escutou a frase fulana ou sicrano nada tem de beleza, mas é caridoso ou é prestativo? Quem nunca admirou uma bela paisagem? Quem nunca desejou um objeto considerado belo, um quadro, uma gravura, uma escultura ou um livro de bela encardenação?
Comments