Mulheres artistas se tornam (re)conhecidas ou ainda invisíveis?Uma pergunta que não quer calar ....
- Liana Rosemberg
- 5 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
Mulheres eram isoladas dos debates teóricos e intelectuais que dominavam arte pelo fato de que em muitos casos eram barradas como membros das academias em Roma e Paris , os maiores centro de arte educação durante o século XVIII. Excluídas da vida das classes de desenho , tornam-se insuficientemente aptas a trabalhar no prestigioso gênero da pintura histórica . O nascimento da moderna crítica de arte durante o período renovou o interesse na hierarquia dos gêneros de pintura na qual a pintura histórica reina soberana. Refiro-me ao estudo da figura humana, movimento , musculatura , posições , posso afirmar que são aulas muito interessantes , porque as frequentei.
Para demonstrar o pouco apreço pelas artistas , gostaria de citar o seguinte fato . Entre os fundadores da Real Academia Britânica em 1768 havia duas mulheres , Angelika Kauffman e Mary Moser . Ambas filhas de estrangeiros e ativas no grupo de pintores masculinos úteis na formação da Real Academia facilitou tornam-se membros da Real Academia . Kauffmann eleita para a prestigiosa Academia de São Lucas em Roma (1765) foi elevada a sucessora de Van Dick na chegada a Londres em 1766. Kaufmann foi responsável, por difundir as teorias estéticas de Johann Joachim Wimkelmann (História da arte Antiga , 1764 3 v) popularizando o neoclassicismo na Inglaterra . Mary Moser uma pintora de flores da moda , patrocinada pela Rainha Charlotte foi uma das duas pintora de flores aceitas pela Academia Real . As mulheres estavam proibidas de participarem do estudo de modelo vivo nu a base do treinamento acadêmico e representação do século XVII ao XIX .
Depois de Kauffmann e Moser as mulheres permaneceram longe, proibidas mesmo de se tornarem membros da Real Academia Britânica , até que Annie Louise Swynnerton tornou-se Membro Associado em 1922 e Laura Knight foi eleita como membro efetivo em 1936!! Ou seja em pleno século XX !!! . Entenderam a magnitude que este fato representa ? Não se trata de um engano , existe documentação . Podemos inferir que se trata simplesmente de preconceito em relação às mulheres artistas , não eram reconhecidas como suficientemente capazes de pertencerem a Real Academia .
Angelika Kaufmann Mary Moser


Lord Byron Natureza Morta - Flores

Johan Zoffany pintou a tela “Os acadêmicos da Real Academia” um grupo retratado comemorando a recém-fundada Academia (177-72), prestem bastante atenção, procurem aonde onde estão retratadas Kauffmann e Moser? Não estão retratadas , pois não existe lugar para as duas artistas mulheres entre os membros masculinos , os membros femininos da Academia não participavam da discussão sobre arte que está acontecendo e representado no quadro . Aonde se encontram representadas os membros femininos da Academia? Reparem na parede atrás da plataforma dos modelos ao lado direito da tela , e encontrarão os bustos pintados das duas mulheres . Zoffany representa na tela mais sobre o ideal do artista acadêmico e mais sobre os Reais Academicos , fato que explica as artistas Kauffmann e Moser terem se tornado objetos de arte mais do que produtoras de arte ; colocadas no mesmo lugar dos baixo relevos e modelos de gesso objetos de contemplação e inspiração para os artistas masculinos ambas tornaram-se representações termo que na atualidade significa imagem retirada da cultura popular , mídia , fotografia e até mesmo da chamada Belas Artes
A pintura reitera o papel marginal tradicionalmente atribuído a mulher artista na história da pintura , escultura e define afirmativamente a imagem feminina como um objeto de contemplação na História da Arte .
Desde o século XIX a História da Arte esteve muito alinhada com o estabelecimento da autoria que estabelece as bases do valor econômico das obras na arte ocidental . Nossa linguagem e a expectativa sobre arte , tende a uma categoria de arte produzida por mulheres em qualidade abaixo da dos homens , portanto de menor valor comercial . Isso influenciou profundamente nosso conhecimento e entendimento das contribuições feita pelas mulheres na pintura e escultura . O número de mulheres artista conhecidas em sua época das quais nenhum trabalho agora existe é uma indicação tormentosa das excentricidades da atribuição artística . Uma revisão sobre o problema de atribuições do trabalho de muitas mulheres artistas revela a razão porque qualquer estudo sobre mulheres artistas deve examinar como a História da Arte foi escrita bem como suas pressuposições subjacentes a sua hierarquia .
Opmerkingen