Mulheres Artistas Profissionais III
- Liana Rosemberg
- 30 de nov. de 2020
- 5 min de leitura
Com capacidade talento e inteligência de ultrapassar obstáculos
Elisabetta Sirani sobre essa artista que teve carreira breve existem bastante documentação . Carlo Cesare Malvasia o biografo dos artistas bolonheses do século XVII era um dos amigos pessoais da pintora e escreveu uma longa e elogiosa extremada pouco após a morte de Elisabetta incluindo uma lista acerca de cento e noventa obras que Sirani havia começado a realizar em 1655 . Elisabetta se tornou uma heroína da cultura bolonhesa muito ante de sua morte seu funeral foi um assunto solene que deu origem a inúmeros poemas de versos quebrados para louvar Sirani e sua obra que Malvasia reuniu e reimprimiu . Foi assim que desde o início se encontra associada a artista a lenda da jovem e doce e virginal artista , digna das artistas femininas do passado e herdeira do gênio de Guido Reni em cuja tumba foi enterrada . A excentricidade desse fato é que durante sua vida o pintor recusava qualquer contato com Elisabetta por receio de ser envenenado ou sofrer alguma feitiçaria por suas mãos!!
Elisabetta Sirani era filha de Gian Andrea Sirani um artista bolonhês cujo estilo era fortemente influenciado por Reni o pintor bolonhês mais admirado e influente do século XVII . Entretanto não foi o pai , mas Malvasia que percebendo o dom para a pintura que encorajou Elisabetta ao estudos e em c. 1652 ela abriu uma escola para mulheres artistas e Bolonha , aonde treinou inúmeras jovens mulheres artistas que , pela primeira vez não eram exclusivamente de família de artistas . Talvez o fato de que seu pai assinou muitas obras como suas explorando a o valor publicitário da mulher prodígio no seu ateliê , fez com que Elisabetta passasse a trabalhar em público repudiando a alegação familiar que seu trabalho não era seu . Penso que justificando a lista de obras que em 1662 tinha anotadas noventa obras e seus registros . Antes de morrer termina ao menos com mais oitenta, mais quatorze aguas fortes e um bom números de desenhos . ( muitos se encontram na Biblioteca Real do Castelo de Windsor e o melhor Descoberta de Moisés” no Metropolitan Museum de N.Y. in J.Bean e StamfleDessins des Collections de New York : le XVII siécle em Italie, N.Y. 1967 )
Elisabetta se inspirou em duas artistas bolonhesas Propersia di Rossi e Lavínia Fontana . Sua atividade profissional se iniciou aos dezessete anos como prova sua lista de obras , produziu duas obras neste ano . Sirani foi frequentemente desprezada como uma das muitas seguidoras de Guido Reni e pintora sentimental de madonas . Entretanto o seu sutil estilo pictórico e a elegância graciosa de sua pincelada obteve uma pronta resposta recente na reavaliação de seu significado em relação aos seus comtemporâneos de Bolonha de Lorenzo Pizinelli , Flaminio Torre , e da holandesa Michele Desubleo .
Elisabetta Sirani pintou retratos ---- nenhum dos quais sobreviveu --- , obras religiosas , temas alegóricos , e que quando em quando mitologias , e narrativas extraídas da História Antiga. A maior parte de suas comandas eram de patronos particulares . Ela se tornou uma atração turística. A lista de frequente de visitantes para ver o fenômeno de uma jovem desenhar como uma verdadeira virtuose mostra o quanto sua destreza e talento foram importantes . “ao passar pela cidade o Duque dela Mirandola veio contemplar minhas obras e me ver trabalhar todos os príncipes e as princesas como os de Masserano , e outros enfim todas as pessoas importantes que passaram por Bolonha nesta primavera fizeram o mesmo” . ( Malvasia II 400)
Torna-se difícil separar a personalidade artística de Elisabetta Sirani da legenda do gênio precoce e angelical morta antes de atingir seu pleno desenvolvimento assim como a celebridade esmagadora de Guio Reni cuja obra só a beneficiou com uma cuidadosa definição estabelecida pelos eruditos modernos .
Como todos os artistas de Bolonha entre os anos de 1640 e 1650 , Elisabetta foi profundamente influenciada pelo imaginário idealizado da arte de Guido Reni . Mais ainda parece que ela escolheu calcar seu estilo sobre o de Reni escolha que a tornou popular e mais tarde desvantajosa Stéphane Ostrow um exemplo de uma típica reação moderna : “...ela explorou uma versão amaneirada e feminina do estilo de Reni . Foi provavelmente sua imagem de jovem artista , e bem mais que as qualidades intrínsecas de sua pintura que contribuíram para difundir tão amplamente junto aos colecionadores reais da Europa uma tal admiração pela sua arte “ ( la Peinture Baroque , l´italie et son influence. Féderation Americaine des Arts , 1968 Trad livre da autora)
A arte de Sirani é uma destilação crítica de muitos aspectos de Reni , suas obras se refletem na maestria do desenho e na base da disciplina do desenho do ser humano . O retrato de Anna Maria Ranuzzi como Caridade é um belo exemplo da retratística bolonhesa da segunda metade do século XVII . O olhar intenso de orgulho da Senhora Ranuzzi , irmã caçula do Conde Ranuzzi que encomendou a obra , é intensificado pelas pinceladas concentradas . A vivacidade dos toques de vermelho e azul ilumina o todo colorido em esquema de cinzas , lilases e sépia e destaca o rico purpura nos tecidos e o fundo que envolve a figura . Apesar do trabalho das pinceladas virtuosas e opulência , a ênfase do trabalho encontra-se na maternidade de Ranuzzi do que na sua posição social .
Elizabetta Sirani divide com Artemizia Gentileschi o interesse do século XVII por mulheres heroínas . Ambas produziram numerosas pinturas sobre o tema da mulher heroica que triunfa por sua virtude . ‘’Portia ferindo a coxa’’ foi uma comanda do Signore Simone Tassi para seu apartamento privado .
Sirani escolheu o momento no qual Portia se fere para testar sua força de caráter ante de perguntar a Brutus em confiar nela . O tema sexualizado do trabalho é evocado pela imagem dos sussurros da mulher ferida e a figura desalinhada quase voluptuosa , mas existem outros significados mais complicados que nos faz retornar ao discurso como a diferença sexual é produzida e reforçada . Esfaqueando-se profundamente na coxa , Portia tem que provar a si virtuosa e merecedora da confiança politica separando-se do resto de seu sexo . Ela se encontra fisicamente separada das mulheres que numa roda desfiam mexericos traindo seu sexo pela fala. A doutrina Cristã frequentemente se utilizou da volubilidade feminina como metáfora para seus incontroláveis desejos . Afastada do mundo privado das mulheres em direção ao mundo público masculino , Portia deve acessar seu controle sobre o falar antes de desejar um estatus excepcional . Finalmente ela demonstra que as mulheres que provam sua virtude através de atos de bravura individual pode tornar-se reconhecida como quase parecida como homem . As ricas cores e a confiança das pinceladas na pintura são o estilo que estabeleceu a reputação de Sirani como um fenômeno em Bolonha .
Aguada para acapela N Sra do Loreto


desenho de criança a craion
a pintora Sirani e a tela Cleópatra

Retrato da Sra Anna Maria Ranuzzi


Portia ferindo a coxa
Tumulo da Elisabetta Sirani

Oração da artista

Madalena Penitente Pinacoteca di Bolonha

Comentarios