top of page

Mulheres Artistas Profissionais II

  • Liana Rosemberg
  • 26 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

Com capacidade , talento e inteligência de ultrapassar obstáculos



Bolonha foi dentre as cidades italianas a única que teve uma universidade que educava as mulheres desde a Idade Media e uma santa pintora (maior informação leia o post: Prenúncio de mudanças na educação das mulheres e mulheres artistas) . Os pintores bolonheses possuíam uma guilda que permaneceu poderosa tempos após a perda efetiva do poder político e econômico da Itália e tinham uma santa Catherine de Bolonha . A arte bolonhesa dos séculos XVI e XVII era uma arte de elegância e sensibilidade produzida por mecenas educados e aristocratas imbuídos dos imperativos moral e sentimentos da Contra Reforma . Encorajados a combinar riqueza com atividades cultural e intelectual membros da famílias ricas participam das academias literárias e científicas ; um auto retrato de Lavinia Fontana de 1570 coloca a artista firme no contexto de sua cidadania aprendida e cultivada . Ela se descreve como próspera e educada , no ato de escrever cercada de bronzes antigos e bustos de gesso da sua coleção particular . Embora Lavinia não fosse de família nobre Vasari identifica sua família como pertencente à elite educada de Bolonha .Lavinia Fontana começou a pintar em 1570 no estilo de seu pai e professor Prospero Fontana cujo trabalho combinava o pietismo da Contra Reforma e a atenção flamenga pelo detalhe mais o crescente interessa pelo naturalismo no nordeste da Itália . Nos primeiros autorretratos de Lavinia Fontana e no pequeno painéis realizados como peças devocionais privadas combinava a influência de seu pai com o naturalismo de um tardio Raphael , a elegância de um Corregio e Parmigianino . Embora Fontana se tornasse mais conhecida como retratista , ela também executou inúmeras pinturas religiosas e históricas e muitas pinturas para grandes retábulos. Na pintura “Noli me tangere” percebemos uma profunda associação a ideologia espiritual e social da reforma expressada pela oração , devoção e contemplação. Na pintura “No nascimento da Virgem” a artista incorpora motivos domésticos ou piedades familiares pelo desejo de estender o cuidado pastora a famílias individuais pela oração e instrução , entretanto a representação está mais próxima ao gênero de uma cena da vida familiar de Bolonha do que a fonte bíblica , apesar da iluminação noturna .

Ao final dos 1570sa fama de retratista da artista estava firmemente solidificada . Apesar de seu engajamento aos princípios do naturalismo advogados pelos irmão Carracci , Fontana retraiu-se de entrar para a Academia Carracci , fundada em 1580s , pela ênfase colocada sobre o desenho do modelo da figura nua .

Quando o cardeal Bolonhês Buoncompagni sucedeu ao Papa em 1572 , o patrocínio papal para os artistas bolonheses aumentou . Fontana recebeu sua primeira comissão papal e a convocação à Roma , pelo ramo local da família do Papa . Um sinal de seu estatus como uma pintora que estava habilitada a transferir-se para Roma até o Papado de Clemente VIII o que não ocorreu até após o falecimento de seu pai . Os últimos retratos de Fontana tornaram-se mais sofisticados e mundanos os preços aumentara consideravelmente com sua eleição para a antiga Academia de Roma permitindo-lhe possuir seu preencher seu interesse em colecionar arte e antiguidades . Sua reputação continuou a crescer em 1611 pouco antes de sua morte foi agraciada com uma medalha pelo medalhista bolonhês Felice Antonio Casoni com sua efigie e inscrição identificando-a como pintora . Temos outro exemplo de pintora reconhecida a época e esquecida por longo tempo pela História da Arte !!!



Retrato de Lavinia escrevendo



Noli me tangere

Retrato de Laura Gonzaga


A familia Gozzadini Pinacoteca di Bolonha




Cardeal Gregório XII Bolonha


 
 
 

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page