Mulheres Artistas Profissionais I
- Liana Rosemberg
- 23 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de set. de 2021
Com capacidade talento e inteligência de ultrapassar obstáculos
Bocacio não se contentou em oferecer as mulheres artistas exemplos de precedentes célebres da antiguidade , como já vimos . Sua propostas sobre a temática sobre medida são : retratos autorretratos , acreditava que eram pouco preparadas para composições rica de figuras ou mesmo retábulos, sua educação sumária as impediria de tentar . Enganou-se redondamente , Sofonisba Anguissola e Lavínia Fontana que já possuíam clientela , uma por seus auto retratos e a outra pelos retratos da nobres damas da sociedade bolonhesa , realizaram todas duas pinturas religiosas , Fontana pintou grande retábulos que não eram para capelas privativas . Não se sentiram nunca na obrigação em limitar sua inspiração nem tampouco se privar da riqueza de seu imaginário !
Sofosniba era filha de Amilcare Anguissola um viúvo e um pequeno nore que aparentemente resolveu educar seus sete filhos de acordo com os ideais humanistas da Renascença na crença que eles trariam honra a cidade . Sofosniba e sua irmã Elena estudaram com o pintor de Cremona Bernardino Campi e depois com Bernardino Gatti . Sofosniba tornou-se célebre por seus retratos estabelecendo nova convenção para autorretratos por mulheres artistas . Graças a sua prodigiosa virtuosidade , logo de interessou por gêneros mais elevados como retratos de grupo , anunciando a intenção de se dedicar também a pintura histórica .
O Duque de Alba advertiu o Governador de Milão, que chamou atenção da Corte Espanhola sobre seu trabalho . Após dez anos de atividade na Itália , ela foi escoltada para a Espanha com grande cerimonia em 1559 servindo como dama de companhia da Rainha Elizabeth de Valois até 1580 . Sofosniba foi adulada por mecenas de seu tempo como a corte espanhola que a cobriu de presentes valiosos assim como lhe concedeu uma generosa renda anual e um dote que permitiu seu casamento com um rico cavalheiro siciliano .
Um inventário das pinturas da coleção real feito em 1582 menciona um retrato da Rainha da Espanha realizado por ela . Infelizmente muitos trabalhos de seu período hispânico foram destruídos no incêndio do Museu do Prado no século XVII .
Um dos poucos exemplos documentados do período espanhol é um autorretrato descrevendo a artista como uma jovem mulher vestida de forma conservadora a frente de um teclado de uma espineta . Ao seu lado na sombra está representada uma senhora idosa que a teria acompanhado na viagem a Espanha . A artista é representada como uma modesta e refinada jovem senhora na tradição doa autorretratos que articulam os ideais do renascimento de uma artista como uma nobre senhora que a diferencia de uma artesã . A presença de um instrumento musical mostraria a habilidade de Sofoniba como membro de uma família nobre e culta quando a época um complemento musical era bem reconhecido como desejável para nobres e senhoras se tornando uma marca cultural para ambos os sexos .
A idade e o sexo de Sofoniba Anguissola preveniu seu engajamento no dialogo estético que rondava os conceitos Neoplatônicos da relação metafórica entre pintar a beleza , o real e o sublime o material e o celestial . Anguissola pode não usar a pintura como metáfora para a possível beleza sem violar o papel social que tornou possível sua vida como pintora . Seus auto=retratos dedicam o foco da pintura para o pessoal , que não pode ser lido como heroico , ou o maior da vida ou divino . Ao contrário revela atributos íntimos como a modéstia , paciência e a virtude .
Conheciam a artista? Pelo menos ouviram falar dela? Embora tenha sido uma artista reconhecida no Renascimento ficou esquecida , invisível por longo tempo
Sofoniba Anguissola Retrato das irmãs

Sofoniba Anguissola Autor retrato

Commentaires