Mudanças exponenciais politicas, sociais, estilísticas sucederam mas....a luta das mulheres artistas
- Liana Rosemberg
- 18 de mar. de 2021
- 6 min de leitura
A Philadelphia Centennial Exposition de 1876 representou o marco na luta das mulheres para alcançar a visibilidade pública na vida cultural americana . Aproximadamente um décimo dos trabalhos artísticos na sessão dos Estados Unidos foram realizados por mulheres , mais que em qualquer outras mostras de outros países . A construção da existência de áreas de amostras segregadas foram contestadas desde o início . A presença das exposições separadas para mulheres na Exposição assinalava uma institucionalização das produções das mulheres isoladas das masculinas . Podemos concluir que o Pavilhão não representaria a verdadeira exposição da arte das mulheres , pois não incluía exemplos de objetos feitos por mulheres nas fábricas dirigidas por homens . O edifício tornou-se o mais poderoso e conspícuo símbolo do movimento das mulheres por direitos iguais e a mais visível indicação da separação do status feminino . (que ironia!) . Artistas já mencionadas como Foley e Whitney enviaram baixos relevos e estatuetas e Whitney também enviou um bronze de sua obra "Rome" , um busto de bronze de uma lavradora adormecida e uma fonte para o centro da Horticulture Hall .
Os críticos logo desmereceram as expositoras ela falta de “qualidade” e as mulheres encontram-se mais uma vez se confrontando com a universalização da definição da produção feminina num gênero segregado no mundo !!!!.
Quatro foram as mulheres que se destacaram na época Mary Cassat , Berthe Morisot , Marie Bracquemond e Eva Gonzales . Mas a mulher mais admirada em Paris foi Mary Cassat , dentre outras pintoras tornou-se a primeira pintora a se alinhar com o radical movimento estilístico : o Impressionismo .
Cassat (1844-1926) filha de um rico homem de negócios da Pensilvânia, tornou-se estudante da Academia da Pensilvânia em 1861 entre outras mulheres estudantes dedicadas como Alice Barber Stephens (1858-1932) , Anna Sellers , Cecilia Beaux , Susan Mac Dowell Eakins (1851-1938) .
Alice Stephens Aula de Pintura para Mulheres

Cecilia Beaux Auto Retrato

Marie Braquemond No terraço de Sévres

Cecile Beaux paisagem marinha

Alice Stephen John Wesley Aula Dominical

Susan Mac Dowell As Irmãs

Por volta de 1866 Mary Cassat estabeleceu-se em Paris com o resto da família . Seus chás foram a meca para jovens mulheres , era generosa com a introdução e conselhos e sua dedicação profissional era uma inspiração para os jovens estudantes . Os conflitos ainda encaravam as mulheres artistas presas dentro da ideologia da diferença sexual que forneciam privilégio a expressão masculina e frequentemente forçavam as mulheres a escolher entre a carreira e o casamento . (eu diria que atualmente as coisas mudaram, mais por necessidade econômica do que pelo respeito a competência e profissionalismo , as mulheres mesmo ocupando o mesmo cargo ganham menos e ainda poucas chegam a cargos de muita relevância)
Durante o tempo de estudos em Paris Cassat e outras estudantes presenciaram as mudanças dramáticas pelas quais a cidade passava . A reconstrução de Paris pelo Baron Haussmann com largas avenidas abertas para evitar as barricadas nas ruas estreitas medievais como nas revoltas populares de 1848 , e de Napoleon III em 1850 e 1860 que transformaram fisicamente a cidade . T.J. Clark , Griselda Pollock , Eunice Lipton , e outros tiveram a habilidade de demonstrar a evolução da nova matriz social como artistas , escritores , prostitutas (de luxo ou não) e a nova burguesia tomaram conta dos parques , cafés e restaurantes. Ninguém melhor que Baudelaire (delicioso de ler) para invocar por uma arte da vida moderna arte que enfatizasse o momento transitório e passageiro , de sensações fugidias que corporificavam o foco contemporâneo e aproximação realista das pinturas de um Manet e Degas , nas pinceladas interrompidas , ligeiras , evanescentes e nos gestos passageiros e imprecisos do Impressionismo e no imaginário poético do Flâneur , figura exclusivamente masculina que se move sobre o novo público nas arenas da cidade enriquecendo-o com seus espetáculos . (o Dandy , elegante , bem vestido , insinuante ,
charmoso e muito agradável) .
Edouard Manet Jovem com Sombrinha

Degas Bailarinas em Verde

Griselda Pollock em “Modernity and Spaces of Feminity” (1988) mapeia os novos espaços de masculinidade e feminilidade articulando as diferenças “socialmente , economicamente , subjetivamente” entre ser uma mulher ser um homem em Paris ao final do século . Algumas mulheres foram chamadas para o Impressionismo precisamente porque a nova pintura legitimava o tema material da vida doméstica social da qual a mulher tinha um conhecimento íntimo, mesmo se excluída do imaginário burguês social da esfera do boulevard, café ou espaços de dança . Academicas feministas modernas destacam o fato que mulheres de classe alta , Morisot e Cassat não tinham acesso fácil aos lugares onde artistas masculinos trocavam ideias sobre a pintura fosse nos estúdios ou nos cafés . Embora fosse conhecida a inabilidade de Morisot encontrar colegas masculinos no Café Guerbois , ela frequentava assíduamente o estúdio de Manet nas tardes de terças feiras encontrando-se e conversando com outros pintores e críticos , igualmente Cassat e Degas costumavam encontrar-se regularmente para trocar ideias sobre pintura . Existem evidências consideráveis que sugerem que o Impressionismo era igualmente uma expressão da família burguesa assim como uma defesa contra a ameaça da rápida urbanização e industrialização: o domésticos interiores, jardins privados e locais afastados de lazer a beira mar .
Os trabalhos agora realizados sobre os significados sociais produzido pelas pinturas sugerem uma complexa relação entre a nova pintura Impressionista e a família da nova classe media (a qual a maioria dos Impressionistas pertencia) . A decisão de pintar a “en plein air” e de adiantar-se aos temas históricos com estúdios complexos montados e que requeriam diversos modelos , transformaram a relação entre a vida cotidiana e sua vida de estúdio: esse aspecto do Impressionismo merece ser estudado por estar profundamente moldado na relação da mulher com o movimento . Havia uma relação de amizade entre os artistas que permitiu Edmé Morisot escrever a sua irmã em 1869 “falar com Monsieur Degas enquanto o observo desenhar, rir com Manet , filosofar com Puvis” (Puvis de Chavane pintor . trad livre)
Pollock , Tamar Garb , Katleen Adler e outras historiadoras da arte feministas documentaram exaustivamente o trabalho das mulheres impressionistas na relação com a nova pintura. Traçaram as coibições aplicadas em mulheres como Cassat Morisot, Gonzales e Marie Bracquemond pelas ideologias sociais da cultura burguesa , exploraram o desenvolvimento de seus trabalhos e isolaram suas contribuições específicas ao imaginário Impressionista .
Berthe Morizot enumera Manet , Renoir , Degas , Pizarro e Monet como amigos . Èmile
Zola e Stéphane Mallarmé , entre outros , a descrevem em 1877 na crítica do “Le Temps” como “a única impressionista real neste grupo“ . Até aparecer uma revisão da história da arte , e a primeira grande retrospectiva de sua obra em 1987 , os historiadores da arte quase que exclusivamente moldavam seus trabalhos dentro das estruturas de sua associação com pintores masculinos . Não existe evidencia que Morisot ou Cassat tivessem patronagem dos colegas pintores . Portanto moviam-se num círculo artístico no qual a ameaça da mulher nunca foi silenciada . As mulheres trabalhadoras eram admiradas para entretenimento dos homens (Cantoras e dançarinas e prostitutas) ; Mulheres profissionais com papéis públicos eram vistas como usurpadoras da autoridade masculina ou destruidoras da harmonia doméstica , como aliás aparecem nas litografias de Daumier “As Meias Azuis” (1844) .
Honoré Daumier Meias Azuis

Honoré Daumier Uso da Criolina a beira mar

Eva Gonzales Camarote do Teatro

A habilidade de Morizot e Cassat de sustentar a vida profissional e negociar relações com alguma paridade com seu colegas masculinos era uma classe específica . O casamento de Morisot com o irmão de Manet Éugene a riqueza de sua família e o contínuo suporte foram fatores em seu sucesso . O papel de Cassat de filha solteira lhe consumiu tempo nas responsabilidades domésticas , mas também lhe deu a segurança da rede de relações da qual drenou sua arte . Braquemond (1841-1916) por outro lado não veio de uma família próspera, e cultural e não possuía suporte . O casamento com o gravador Félix Bracquemond em 1869 lhe proveu uma introdução nos círculos artísticos , mas o ciúme do seu marido pelo trabalho de sua mulher Marie inibiu seu desenvolvimento e hoje ela é a menos conhecida das mulheres impressionistas .
Pierre Bracquemond e sua Tia no jardim

Felix Bracquemond no seu atelier

A Terceira Republica em Paris ofereceu diversas sociedades de artistas e exposições que derivaram do Salão Oficial (Salon) para a "Union des Femmes Artistes" (União da Mulheres Artistas) que foi modelado seguindo o exemplo da condução da pintora Rosa Bonheur do "Salon de Femmes" .
Penso que as artistas começaram a ter voz e a serem reconhecidas como profissionais e não mais como amadoras .
Comments