Invisibilidade das mulheres e das mulheres artistas parte II
- Liana Rosemberg
- 26 de out. de 2020
- 4 min de leitura
Continuando a nossa reflexão sobre a questão acima aberta.
Baldassare de Castiglione livro “O Cortesão” (1528) abre um espaço ao papel da mulher na vida política e social , ao apresenta-las como equivalente ao cortesão pelas mesmas virtudes da mente e educação , entretanto , educação e cultura complementavam somente as mulheres nobres . Cabia a mulher a tarefa do charme , aos homens era provar-se na ação . Mais uma vez a beleza e as qualidades morais irão constituir a perfeição para as mulheres renascentistas . Giorgio Vasari (1511-1574) no livro conhecido por todo historiador da arte , “Vite de`... Pittori Scultorie Architettori ...” publicado em 1550 e revisado em 1568. O autor traçou o desenvolvimento da cultura renascentista do século treze ao dezesseis utilizando biografias dos artistas para estabelecer a grandeza artística que culmina com as obras de Miguelangelo . Na segunda edição menciona treze mulheres artistas permitindo identificar as primeiras mulheres artistas proeminentes do Renascimento Italiano . O louvor da mulher é genuíno , mas qualificado . A diligencia pertence a mulher artista mais do que a invenção , o lugar do gênio . A mulher deve se aplicar mais diligentemente . O homem atinge a nobreza através da arte, a mulher deve praticar arte somente se for nobre de nascimento ou pela sua conduta . A “Vita” foi importante modelo por iniciar a tradição na qual mulheres artistas excepcionais tiveram lugar na História da Arte. Na obra de Vasari , as mulheres artistas são caracterizadas na sua relação com a arte da pintura , escultura e literatura como exceções; como autoras de obras de escala menor e de modesta concepção sobre o tamanho de um momento histórico profundo , importante . Para o autor , seriam sinais do talento legitimado para as mulheres pela combinação com outras características como o feminino , as virtudes , como definição e afirmação “essenciais” das diferenças entre homens e mulheres na escolha do tema e maneira de execução ; no mínimo , implicitamente como prova da dominância e superioridade do homem nas artes visuais .
A Reforma Protestante liberalizou as atitudes para as mulheres , no século XVIII iniciou-se a ênfase entre os Historiadores que deu origem aos primórdios da preocupação estética da época : a identificação e definição da “sensibilidade feminina” nas artes . Gerad Lairesse (1640-1711) pintor e teórico holandês no seu livro Her GrootScilderboek (1707) escrevendo sobre a pintura de flores , indica que nada seria mais apropriado dentre as varias escolhas da arte ; nenhuma seria mais feminina ou apropriada as mulheres do que essa . León Legrange “Du rang des femmes dans l`art” (1860) p.p 30-43 escreve na Gazette des Beaux Art (1860) : “deixe os homens conceberem projetos arquitetônicos grandiosos , esculturas monumentais , e a mais elevada forma de pintura , como também aquelas formas das artes gráficas que exigem concepção de arte elevada e ideal . No mundo deixe os homens se ocuparem com tudo que tem a haver com a grande arte . Deixe as mulheres se ocuparem com aqueles tipos de arte as quais sempre preferiram , tais como a técnica do pastel , retratos e miniaturas . ou a pintura de flores , prodígios de graça e frescura , as quais sozinhas podem competir com as graça e a frescura das mesmas mulheres” (trad. livre da autora)
A caracterização da arte da mulher como determinada biologicamente ou como extensão do seu papel doméstico e exaltado na sociedade chega ao apogeu no século XIX. Parece-me que adentrou o século XX , a uns 60 anos atrás¸ numa prova oral no vestibular para a Faculdade Nacional de Arquitetura da Antiga Universidade do Brasil, hoje UFRJ, um professor a título de aviso “esse não é um curso de espera marido!” resposta: “serei sua melhor aluna”. E realmente fui . Foi difícil conciliar trabalho com as “prendas domésticas”, mas com organização e muitas horas extras de trabalho foi possível .
Na Inglaterra e na America o crescente número de mulheres procurando um treinamento em arte mais avançado levou a muitas mulheres buscarem um novo relacionamento com a corrente ideológica do feminismo . Algumas como Elizabeth Thompson e Rosa Bonheur
Elizabeth Thompson

Rose Bonheur

isoladas como excepcionais e liberadas dos constrangimentos de sua feminilidade, embora os críticos continuassem a valorizar as obras das mulheres sob os termos de gênero !! Ignorando o compromisso, o trabalho árduo, e os sacrifícios que muitas mulheres artistas fizeram para contribuir para a formação da cultura visual .
Mas também foi na História da Arte do século XIX a origem das categorias da mulher artista e “escolas de mulheres” preparando caminho para o reconhecimento do talento (inventio) da mulher e sua arte .
Ana Jameson (1794-1860) a primeira escritora a definir-se como especialista em História da Arte. Jameson acreditava na existência específica . A escritora acreditava na existência de uma específica e separada arte da mulher igual ao do homem entretanto diferente da arte dele ; “quero combater de toda a forma o repetido aquele sempre repetido mas o mais falso impensável cumprimento dado a mulher , que gênio não tem sexo; pode ser igualdade de poder , mas sua qualidade e aplicação deverá ser e será diferente e distinta .” ( Jameson Visit & Skeches at Home and Abroad London 1930 p. 133) Trad livre da autora.
Inúmeros escritores dedicaram-se a escrever favorecendo as mulheres artistas , expressando sua crença na inevitável igualdade e como uma certeza histórica, assumindo e articulando a esfera biológica determinada da atividade para a mulher . Seus argumentos servem como uma prudência para olharmos para o histórico e a critica de arte na avaliação da arte produzida pelas mulheres com saudável ceticismo , pois revelam porquê a arte feminina contemporânea escolheu a linguagem como lugar da luta sobre os assuntos/motivos e significado na arte .
Vimos a luta insana para a mulher e a artista serem reconhecidas , respeitadas , como tal , seres humanos com características próprias e indeléveis . Aqui cabe a pergunta se essa luta chegou ao fim??? Sinceramente está longe do fim .
Comments