top of page

Grandes reformas aconteceram na Grã-Bretanha e na America na vida das mulheres e muito lentamente em

  • Liana Rosemberg
  • 1 de fev. de 2021
  • 6 min de leitura

em relação às mulheres artistas





Campanhas feministas modernas ocorreram nos complexos movimentos de reformas do século dezenove na Europa Ocidental e na América . O comprometimento com a emancipação das mulheres foi uma característica de reformadores desde Charles Fourier e Saint Simon na França a John Stuart Mill , Robert Owen e Harriet Faylor e os Chartists na Inglaterra, assim como a American Fourierites and Trancendentalists . Na América os movimentos da Abolição , Temperança e Sufrágio influenciaram profundamente vida da mulheres das classes media e alta que aspiravam as carreiras artísticas profissionais .


Os movimentos de reforma do século dezenove foram parte da resposta crescente da classe media a expansão das mudanças social e econômica que se seguiram a Revolução Industrial . Como o capitalismo aristocrático e mercantilista desenvolveu-se para o capitalismo industrial a classe media emergiu como força politica e social . Novelas , peças , pinturas , esculturas e impressos populares contribuíram para forjar uma identidade coerente dessa classe média .


Entretanto , na época do reino vitoriano (1837-1901) a anatomia , a fisiologia e a autoridade bíblica foram invocadas repetidamente para provar o ideal da modesta e pura feminilidade . Então mesmo após a vaga restrição no treinamento profissional as mulheres encararam obstáculos formidáveis em obter treinamento igual aos dos estudantes homens , não só pela exposição ao modelo nu pelo pensamento que poderia inflamar paixões que perturbariam o controle da sexualidade feminino coração das injunções morais vitorianas , como a crença comum de que o conhecimento nos livros diminuiriam a feminilidade!!!

Na metade do século surgiu um debate “A questão da mulher” sobre os ideais conflitantes , expectativas e perguntas que afetavam as mulheres. Qual a capacidade , o que era natural , a expressão da feminilidade numa ideologia de esferas separadas para homens e mulheres? Qual a contribuição das mulheres de classe media para a sociedade quando removida de qualquer trabalho produtivo a não ser dar a luz?


Mas o Culto da Verdadeira Feminilidade era uma faca de dois gumes . A mulher apresentava moralidade e espiritualidade superior ao homem , pela responsabilidade de dirigir a casa , mas sua vida era restrita de outras formas . O ideal feminino da classe media era estigmatizado por muitos grupos de mulheres como desviadas ----- as que permaneciam solteiras , que trabalhavam ou eram escravas ou eram imigrantes ou radicais sociais . Embora muitas acadêmicas feministas focaram na opressão da mulher Vitoriana , recentes trabalhos de historiadores sociais enfatizam aspectos positivos na separação dos sexos; especificamente nas profundas amizades e na comunhão do propósito comum desenvolvido entre as mulheres.


Pela segunda metade do século, o ideal feminino aumentado reconheceu como o inatingível por um grande número de "surplus" de mulheres excedendo homens em idade de casar e mais ainda , sobre mulheres da classe trabalhadora cujas famílias não mais podiam arcar com mulheres economicamente dependentes , eis um desafio em ambos os lados do Atlântico . O censo britânico de 1851 mostrou que muitos homens da classe media não tinham mais condições econômicas de sustentar suas mulheres ! Na America o acaso e o sorvedouro de homens e jovens necessários na frente de batalha da Guerra Civil, deixou as mulheres sem o potencial de seus companheiros. A realidade econômica e a crescente realização de muitas mulheres , as novas indústrias onde trabalhavam em condições deploráveis , intensificaram as demandas pela reforma das mulheres de classe media .


As mulheres artista se encontravam entre a ideologia social que proibia a competição individual e a visibilidade pública necessária para o sucesso nas artes , e os movimentos de reformas sociais e na educacionais que tornaram o século dezenove o maior período do progresso social das mulheres na história . As qualidades que definem o artista são: independência ; autoconfiança e competividade , que pertenciam a esfera masculina de influencia e ação . As mulheres que adotavam esses traços davam as costas ao amadorismo artístico aceito como embelezamento ou moralmente reluzente , que rejeitavam a pintura floral de aquarelas pela composição histórica a óleo se arriscavam a ser chamadas de desviada sexuais . As revistas de arte deste período estavam cheias de charges de mulheres aspirantes a artista assinaladas como sem sexualidade (haja preconceito) , enquanto críticos afirmavam Rosa Bonheur e Elizabeth Thompson--Lady Butler como exemplos para outras mulheres precisamente porque “não pintavam como mulheres” ou seja para algumas que possuíam riqueza e conexões na alta classe como Thompson e ou como Bonheur que não eram convencionais e que simplesmente não eram apegadas ao lar. Thompson ; Henrietta Ward ; Sophie Anderson ; Rebecca Salomon ; Joanna Biyce e Jessica e Edith Hayllar expuseram na Royal Academy e em exposições similares . Seus trabalhos se situam na intersecção entre a crescente demanda de educação e emprego para mulheres , do conservadorismo artístico da pintura britânica da época e da ideologia social de esferas separadas .


Durante o reinado de Victória , o status das mulheres mudaram dramaticamente . Em 1837 mulheres casadas passaram a ter alguns direitos legais , The “Divorce Act” ( ato do divorcio) em 1857 liberalizou o divorcio para as mulheres , em 1869 a publicação de Mill e Taylor “The Subjection of Women” (a Sujeição das mulheres) expunha a subordinação de um sexo a outro como moralmente errado , o “Married Women`s Property Act” de 1870 que proibia a mulher de dispor de seus ganhos e o “Matrimonial Causes Act” de 1884 eram tijolos no caminho da legal proteção das mulheres fora do casamento (lembram alguma coisa de algum tempo atrás?). Entretanto , os temas sociais tocaram levemente a superfície da pintura britânica ao final de 1830 , esses eventos pouco dominaram a pintura da época . Não se encontram imagens de ativistas femininas como Florence Nightingale a mais famosa em seus dias ou de Harriet Martineau uma escritora muito lida e uma comentadora social . Ao contrário a pintura enfatiza os aspectos românticos , sentimentais , e moralizantes da vida cotidiana .


Em 1850 foi um período de grande interesse para a reforma educacional das mulheres , testemunhou a fundação da “Sociedade para Promoção de Empregos para Mulheres” “Vistorian Printing Presse e a “Sociedade de Mulheres Artistas” em 1856 servindo como alternativa de lugar para exposições . Em 1872 mudou o nome para “Society of Lady Artists” o número de membros era restrito a mulheres profissionais limitado a vinte três . Nao foi bem aceito pelas artistas .



Maiores oportunidade de exposição de obras acompanharam a expansão da educação de arte, mas não resolveu o problema de acesso ás instituições oficiais e a igualdade de oportunidades. As mulheres iniciaram forte pressão para um ensino que as permitissem competir como artistas profissionais , sua luta tornou-se uma parte fundamental para a reforma educacional . Durante a segunda metade do século dezenove antes do surgimento das escolas especializadas em arte , na Inglaterra e na America , o ensino do desenho e da pintura para as mulheres estavam incluídos como as habilidades de bordado, tapeçaria , dança e música . Em 1840 escolas foram fundadas com o intuito de ensinar desenho para mulheres que tivessem a possibilidade de se manter . Na America a “Art Ascoolof Cooper Union” , a “Lowell School of Design” no Massachusetts Institute of Tecnology ( MIT) , o “Pittsburg School of Design”, e o “Cincinatti School of Design” foram importantes para a infiltração de mulheres no sistema da educação de belas artes predominantemente masculino , ainda que enfatizando áreas próprias como a pintura chinesa e trabalhos de agulha . A associação das mulheres a essas áreas de produção e sua contínua segregação educacional surgem charges afirmando que a arte das mulheres era “medíocre” . (foi um caminho difícil , de muita luta e vontade de vencer) .

Na Inglaterra em1843 foi fundada a "Female School of Art and Design" como uma School of Design governamental , entretanto , a existência da "Female School" tornou-se uma desculpa para a não admissão de mulheres a "Royal Academy Shools" . Instituições para as mulheres que desejassem estudar para preceptoras foram estabelecidas em Londres em 1848, seguida pela admissão de mulheres na "National Art Training School" para promover professoras de arte . Em 1862 , a "Royal Female School of Art" foi fundada . Algum ensino em Belas Artes estava disponível mas náo nas escolas de desenho . Algumas como Barbara Bodichon (1827-91) e Laura Herford estudaram no "Ladies College em Bedford Square" (fundado em 1849) que oferecia algum ensino de arte para mulheres . Bodichon estudou com Corot , Brabazon e Daubigni , amiga de Mrs Anna Jameson escreveu extensivamente sobre Política , Legalidade e as dificuldades educacionais das mulheres . Foi uma das muitas artistas que pertenceram ao "Círculo Lagham Place" , um grupo de mulheres progressivas que fundaram o "English Women´s Journal". Durante 1850s o grupo fez campanha pela educação das mulheres, emprego, propriedade , direitos e sufrágio . Jameson , Bodichon e as pintoras Eliza fox , Margareth Gillies e Emily Osborn assinaram uma petição do grupo solicitando acesso a Royal Academy School , em 1859 . Pedido foi rejeitado pois deveriam ter solicitado classes separadas , a esse fato seguiu-se um escândalo , em 1860 Herford apresentou uma obra contendo somente suas iniciais e foi aceito! O fato levou a que cinco estudantes femininas pudessem desenhar estatuária antiga e objetos de gesso na Antique School. (essa prática de desenho é muito importante eu diria fundamental para qualquer ramo da arte , essa parte conheço bem)


Vejam o caminho difícil repleto de obstáculos e preconceitos que as mulheres que queriam ser profissionais de arte tiveram que enfrentar . É um nicho da história da arte que ainda está por ser desvendado .


 
 
 

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page