top of page

Como pensavam os cronistas da época sobre as mulheres artistas ? O que se esperava de sua conduta?

  • Liana Rosemberg
  • 16 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 2 de set. de 2021





Baldassare de Castiglione no livro O Cortezão , obteve muito sucesso graças a sua influencia sobre os hábitos e sobre a orientações pedagógicas que se estendem além da Renascença , as família da pequena nobreza e os prósperos negociantes dedicados a esse tipo de vida . Castiglione , portanto , serviu a causa da emancipação as mulheres abrindo uma brecha no obscurantismo que as bloqueavam estendendo a uma vasta camada social as vantagens e privilégios reservados a uns pouco eleitos . Passa a ser conveniente e mesmo desejável a uma mulher dedicar-se a todas as possíveis atividades artísticas , musicais ou literárias . Verdade que a maior parte foram amadoras , e que a educação ainda permanecesse bem sumária , não faltam exemplos ao final do século XVI mulheres que passaram aos olhos de seus contemporâneos como artistas excepcionais musicistas , poetas reverenciadas . Sobre Lavínia Fontana , Malvasia historiador da época (Carlo Cesare Malvasia,Felsina Pittrise, vite de pittori Bolognesi ,1678 edition citée Bolonha 1841) escreveu “se ela se tornou a coqueluche da boa sociedade bolonhesa , ela não tinha a mínima vaidade ...os favores que ela recebia somente serviam aumentar sua modéstia” . Sobe a sua heroína Elizabetta Sirani “eu vivi para adoração de seus méritos que nelas alcançaram o topo, e suas virtudes que nada tinham de ordinárias , desta incomparável humildade , modéstia inigualável , e desta inimaginável bondade” Nenhuma palavra sobre as obras destas pintoras? Nenhuma análise formal , técnica , composição, movimento, cores, motivo ou seja sobre a construção da obra?

Falando de mulheres artistas pintoras , não foram somente as ideias de Castiglione ou o alargamento de suas origens sociais, e´ provável que tenha contribuído a sensibilidade da artista na sua forma de se apresentar ao público . De fato a partir do século XVI se multiplicaram os retratos de damas vestidas com apuro diante de um instrumento musical , o cravo , provando que o nível de educação das mulheres melhorava na Europa . Aquele retrato tradicional da mulher com os olhos modestamente abaixados e um livro de orações na mão , desaparece , dando lugar a um tipo de representação mais afirmativa , mais individualizada este é um ponto importante que merece mais atenção do que tem sido percebido até então .

Mas transformar arte em oficio , poucas mulheres teriam margem do privilégio ainda na Itália dos séculos XVI ou XVII. , nenhuma surpresa , pois os biógrafos das primeiras artistas buscavam atenuar seu comportamento descrevendo-o como excêntrico fornecendo um aspecto sobre a responsabilidade e a distinção no seu trabalho . Desde que descreveu Propérzia de Rossi (ca. 1490-1530) na qual via a primeira mulher escultora da História da Arte , Vasari teve o cuidado de certificar que ela não era somente “expertise nas coisas de seu sexo , mas também em outros domínios , melhor que os homens , tanto que as mulheres e os homens se mostravam ciumentos . Era de grande beleza , cantava e tocava melhor que alguma outra mulher de seu tempo” . Uma outra grande escultora Camile Claudel (1864-1943) que teve a ousadia de escolher a escultura e ultrapassar o mestre Rodin , mesmo ao final do século XIX inicio do XX teve dificuldade e ser reconhecida e foi internada num asilo como desiquilibrada pelo irmão o poeta Paul Claudel e lá morreu .

A ideia de que as artistas mulheres deviam se comportar cavalheirescamente já estava implícita em Cennino Cenini e Paolo Pino a formula claramente em 1548 . Entretanto , os homens jamais foram louvados nesses termos , e seus biógrafos não s preocupavam em descrever suas extravagâncias . Por outro lado , quando se tratava de mulheres pintoras, se abstinham frequentemente de relatar um caso que pudesse indicar um mínimo de uma excentricidade em seu comportamento .


 
 
 

Comentários


Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page