top of page

I - CAMILLE CLAUDEL (1864-1943) MULHER , ARTISTA , ESCULTORA e.... MULHER ALÉM DE SEU TEMPO

  • Liana Rosemberg
  • 14 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de out. de 2021


“Minha muito querida de joelhos ao chão , ante ao seu belo corpo que abraço” (carta de Rodin à Camille final de 1884 início de 1885) . Essas poucas ardentes palavras evocando o erotismo como a escultura o Ìdolo Eterno perfeitamente adequada a paixão dos dois escultores!




Augusta Rodin O idolo eterno


A talentosa escultora tenta existir num mundo pouco afeito a reconhecer um outro destino que não fosse o prescrito para as mulheres de seu tempo . Camille Claudel não separa a paixão da criação , o significado de suas obras são capazes de comover a qualquer pessoa , e essa é a magia e o mistério da obra de arte existir , além do tempo do sofrimento , da paixão e mesmo da vida .



ESCULTURA um resumo


A escultura pode ser composta de baixo ou alto relevo ou ainda da estatuária que se apresenta como um duplo a livre criatura em sua integridade colunar . Possuem harmonia completa em si mesma , são visíveis de todos os lados giram com os olhos e a luz que se deslocam . De qualquer lado que a luz a apanhe , encontra nelas o homem vivo inteiro .


Através da maior parte da história, permaneceram as obras dos artistas que utilizaram-se dos materiais mais perenes e duráveis possíveis como a pedra (mármore, pedra calcária, granito) ou metais (bronze, ouro, prata). Ou que usavam técnicas para melhorar a durabilidade de certos materiais (argila, terracota) ou que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis duráveis como madeira ébano e jacarandá ou materiais como marfim ou âmbar.


A escolha de um material normalmente implica a técnica a se utilizar. A cinzelação, quando de um bloco de material se retira o que excede a figura utilizando ferramentas de corte próprias, para pedra ou madeira; a modelagem, quando se agrega material plástico até conseguir o efeito desejado, para cera ou argila; a fundição, quando se verte metal quente em um molde feito com outros materiais .


Através do tempo, algumas formas especificas de esculturas foram mais utilizadas que outras: O busto, espécie de retrato do poderoso da época; a estátua eqüestre, tipicamente mostrando um poderoso senhor em seu cavalo; Fontes de água, especialmente em Roma, para coroar seus fabulosos aquedutos e onde a água corrente tinha um papel a representar; estátua, representando uma pessoa ou um deus em forma antropomórfica; Alto ou Baixo-relevo, o modo de ilustrar uma história.


(in Rudolf Wittoker “Escultura” Martins Editora , 2001) .


Afrodite deusa da beleza

Cristovão Colombo

Artemis ou Diana Caçador



Samuel Adams


O belo Brumel













Estátua Equestre de Marco Aurélio


Busto de Abraham Lincoln










Busto de Beatrice Cenci








Stefano Maderno Santa Cecilia








Buda


Baixo relevo assírio A leoa agonizante













baixo relevo Gaia e seus filhos

Alto relevo o centauro e o atleta















Ato relevo Independência ou Morte

Fontana de Trevi












Aquedutoromano de Gard França










 
 
 

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page