Afrodite/Vênus a Beleza feminina como inspiração e musa
- Liana Rosemberg
- 31 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Vamos analisar como Vênus tornou-se o ícone de beleza para artistas plásticos como Giorgione, Tiziano para citar alguns . Mas, devemos lembrar que a beleza tanto pode ser física quanto do espirito , já vimos , acima . Escolhemos as artes plásticas para mostrar nosso objetivo, mas musas inspiradoras existem em outras linguagens artísticas como na literatura e na música. Beatriz foi a musa inspiradora do poeta Dante Alighieri e a primeira mulher de poesia italiana de todos os tempos ; O poeta Francesco Petrarca ao se deparar na Igreja de Santa Clara em Bolonha , a 6 de abril de 1327 com uma bela jovem , apaixonou-se e deu-lhe o nome de Laura a quem passa a dedicar inúmeros poemas . Laura foi sua musa inspiradora. Na coletânea de poesias de Petrarca , o poeta canta seu amor por Laura viva e Laura morta .
Ai, o rosto formoso, o suave olhar
Ai gracioso e o nobre altivo porte!
Ai a fala que os duros abrandava,
E ao mais vil dos mortais enobrecia!
E ai, doce riso, donde veio o dardo
De que morte outro bem não mais espero!
Alma real, digníssima de império,
Se já tão tarde não baixara ao mundo
Por vós convém que eu arda e em vós respire
Que vosso fui, e hoje de vós privado,
Nenhuma outra mágoa já me dói.
De esperanças me enchestes e desejos
Quando, em vida, deixei o sumo do bem:
Mas o vento levava-lhe as palavras.
(CANCIONEIRO CCLXVII)
Richard Wagner compositor alemão de belas obras operísticas , também teve sua musa inspiradora . Vejamos onde encontra-la . Uma lenda medieval conta a história de um amor impossível , trágico e transcendental , porque só a morte seria capaz de unir os apaixonados , Tristão um guerreiro da Cornualha e a bela jovem irlandesa Isolda prometida a rei Melke . Wagner compôs a ópera Tristão und Isolde aproveitando a forma musical para a narrativa da lenda dessa história de amor . Wagner a época estava apaixonado por Mathilda Wiesendock , uma dama casada , portanto um amor impossível , talvez trágico para Wagner , pela inviabilidade de concretiza-lo . O compositor através da música externou seus desejos , sua paixão , suas angústias nas belas frases musicais e nas árias vigorosas que pontuam os sentimentos das personagens . Uma das melodias que tocam a emoção é o Preludio e Liebstod narrando a morte de Isolda . Se puder entre no YouTube para ouvi-la . Para mim é uma das mais bela e romântica das óperas de Wagner . Não devemos deixar de lembrar-se da peça Romeu e Julieta de William Shakespeare , (1564-16160) também uma história de amor trágico , fomentado pela disputa insana de duas famílias , os Capuleto e os Montecchio que tem como cenário a cidade italiana de Verona. O grande amor dos jovens amantes termina em morte. Acredito que a musa inspiradora é o próprio amor que une os amantes.
Ao final da peça estão narrados os incidentes de tais amores , a falsa notícia da morte de Julieta , e Romeu que veio ao mausoléu ignorando a falsa morte se envenena para morrer e repousar junto a sua amada Julieta. Ela ao ver seu Romeu morto também se mata com uma adaga. Eia a inspirada fala ao final da obra:

Príncipe de Verona: “onde estão esses inimigos ? Capuleto ! Montecchio !
Vede o flagelo que caiu sobre o vosso ódio e como os céus acharam meio de, pelo amor, destruir vossas alegrias! E eu por haver tolerado vossas discórdias , perdi , também dois parentes! Todos fomos punidos.”
“uma lúgubre paz acompanha esta alvorada. O sol não mostrará seu rosto por causa de nosso luto. ....... Uns serão perdoados e outros punidos, pois nunca houve história mais triste do que esta de Julieta e Romeu.”
.............
Aqueles que desejarem procure ver o filme Romeu e Julieta dirigido por Franco Zefirelli , a película é um primor de cenografia, guarda roupa, música e fiel aos diálogos do autor é um prazer para os olhos!
Comments