A figura feminina e o simbolismo IV
- Liana Rosemberg
- 3 de ago. de 2021
- 5 min de leitura
A mulher ideal seria a representação da pureza , a santa ?
Mais uma vez recorrendo a bíblia O Novo Testamento Evangelho Segundo São Mateus . No prólogo aborda a vinda do Messias . 1 . Antepassado do Messias . O primeiro versículo versa sobre o registro de nascimento de Jesus Cristo , filho de David , filho de Abraão , do segundo ao 16 versículos versam sobre os antepassados do Messias , abreviando o desenvolvimento no último versículo 17 “De Abraão até David são , pois quatorze gerações e de David até o cativeiro da Babilonia , catorze gerações e do cativeiro da Babilonia até Cristo , catorze gerações.” Tríplice repetição das quatorze gerações indica a plenitude dos tempos em que devia chegar o Messias . Acredito que São Mateus estivesse provando o quanto Jesus era judeu .
Depois aborda a Origem Divina do Messias versículos 18-24 . “A origem de Jesus Cristo , porém foi assim: Maria , sua mãe, estava prometida em casamento a José. O noivado na Galileia durava um ano , o compromisso de fidelidade dos noivos equivalia em termos jurídicos ao matrimonio , portanto , José tinha o direito de repudia-la , considerando-a culpada de adultério pelo fato de antes de morarem juntos Maria ficou grávida do Espírito Santo . Sendo um homem justo e não querendo denuncia-la , José seu marido , resolveu abandona-la sem escândalo . Mas enquanto assim pensava seu coração , eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e disse: “José filho de David não tenhas medo de receber Maria, tua esposa . Pois o que nela foi gerado , é do Espírito Santo . Dará a luz um filho , a quem darão o nome de Jesus . È ele que salvará o povo de seus pecados .” Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor pelo profeta na palavras: “ eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho cujo nome será Emanuel , que significa Deus conosco .“
E tendo acordado José como lhe propusera o anjo do Senhor aceitou sua mulher . E não a conheceu até que deu a luz um filho e nele pôs o nome de Jesus . “
Vamos analisar o texto bíblico: Maria representa a mulher pura virgem escolhida para ser a mãe de Jesus . Na sociedade Ocidental Judaico Cristã Maria seria a representação da mulher ideal ? Pura e Virgem , a mulher recatada , a donzela noiva prometida e idealizada?
“foi somente na época em que Paulo estava dando execução a sua missão , no século primeiro , que a Tentação O Pecado Original e a Queda , começaram a afigurar-se como sendo a tragédia central da humanidade ; foi a partir de então que a culpa de Eva passou a parecer tão grande , a ponto de justificar a subordinação da mulher na vida . Os primeiros judeus haviam considerado o casamento e a procriação com sendo um dever sagrado ; haviam olhado com desprezo os casais infecundos , sem filhos ; e tinham chegado a excluir os castrados ou eunucos de suas congregações” . (Morton Hunt História Natural do Amor , São , Paulo Ibrasa 1950 p.95)
A Igreja no sentido de transformar a figura de Maria em figura modelar e arquétipo de virgindade , a figura torna-se Virgem Maria . Para Tertuliano (De carne Criste) Maria é uma segunda Eva que recupera o erro da primeira :
Eva era todavia quando em seu ouvido insinuou-se a palavra sedutora que ia construir o edifício da morte . Tinha , pois , também esse verbo divino que se introduzir em uma virgem que iria erguer o edifício da vida a fim de que o mesmo sexo que foi a causa de nossa ruína fosse ele próprio o instrumento de nossa salvação, Eva acreditou na sepente , Maria acreditou em Gabriel . A desgraça que trouxe a primeira mulher por sua credulidade , apagaria a segunda pela sua fé . Porém , (alguém dirá , Eva não concebeu em seu seio pela palavra do demônio?) Seja , porém , em todo caso , concebeu : ora que a palavra do diabo foi para ela uma espécie de semente . Por isso concebeu ela em desterro e deu a luz em dor ; por fim pôs no mundo um irmão fraticida . Maria , ao contrário , engendrou um filho que devia salvar Israel .
Com a finalidade de garantir a virgindade de Maria antes e depois do parto surgiu a estranha teoria de que Maria havia sido penetrada por um sopro do Espírito Santo no seu ouvido . Tese defendida por Sto Agostinho ( Sermo Tempori XX) e por Sto Agobardo (De Correctione Antiphonarii cap VII) e que foi seguida por outros tantos padres .
Langglois fez um levantamento da iconografia da Virgem Maria penetrada pelo Espirito Santo. Entretanto essa concepção permaneceu no seio da Igreja sempre , defendendo a virgindade de Maria .
Retábulo da Anunciação Simone Martini A virgem recebendo o Espírito Santo pelo ouvido
Ambrogio Lorenzetti 1647


Anunciação Fra Angélico Igrej S Marcos 1430

Anunciação Frei Carlos Garcia Fernandes arte portuguesa

Anunciação Leonardo da Vinci

Anunciação Roger Van Der Wyden

Anynciação Philipe de La Champagne


Anunciação Piet Paolo Rubens
A Igreja sacralizou o casamento como um laço indissolúvel afastando-se da misoginia dos primeiros tempos . Deu-lhe dignidade dificultando o divórcio e tornando o adultério um grave delito que dá a cerimonia nupcial um caráter um religioso . Essas reformas não modificam concretamente a condição da mulher . As ideias sobre a maldade feminina , sua frivolidade , inferioridade e necessidade de submissão ao homem conviviam com essa posição da Igreja . Mais ainda havia que domesticar , disciplinar o casamento de acordo com a ideologia da Igreja dentre elas a sexualidade feminina . Portanto , para o homem o casamento seria a melhor das relações para a mulher a extrema monotonia . Ao marido era dado um leque de liberdade , já a mulher deveria ter sempre o coração contrito . Tertuliano na obra “Ad Uxorem” (Para minha esposa) "exorta a esposa continuar viúva , não contrair novo casamento pois, os prazeres da carne , o luxo , o dinheiro não devem levar o cristão a se casar porque ele paira acima de todas essas coisas . Casar outra vez pode ser um ato de rebeldia ."
Temos portanto uma figura feminina que simbolicamente representa a mulher ideal ; virgem , recatada , frágil , pura mas consciente de sua submissão e inferioridade perante o homem e ao mundo .
Esta seria a donzela virgem preparada para o casamento que sabia bordar tecer dirigir o domus, ter muitos filhos e também perde-los , obedecer ao marido e jamais traí-lo em mesmo em pensamento. Ela era a rainha do lar !!!!
Essa ideologia permaneceu por séculos apesar da luta das mulheres pelo seu reconhecimento como indivíduo , como ser pensante , ter suas capacidades intelectual e profissional reconhecidas . Essa luta não acabou nem acabará tão cedo , melhorou muito mas infelizmente há que melhorar mais .
Opmerkingen