top of page

A figura feminina e o simbolismo II

  • Liana Rosemberg
  • 19 de jul. de 2021
  • 9 min de leitura

Atualizado: 2 de ago. de 2021


Como nasce a mulher? Imaginada e criada ?



Vamos primeiro analisar o mito hebraico no primeiro livro da Biblia GENESIS .2 , 1-25; 3, 1-20 (resumo)


"O senhor DEUS formou , pois o homem , do barro da terra e inspirou no seu rosto um sopro da vida e o homem tornou-se alma (pessoa) vivente .

Ora o Senhor deus tinha plantado desde o principio, um paraíso de delicias (jardim do Eden) , no qual pôs o homem que havia formado .

Tomou pois , o Senhor Deus o homem e o colocou no paraíso da delícias para que cultivasse e guardasse . E deu-lhe este preceito “Come de todas as árvores do paraíso mas não comas do fruto da ciência do bem e do mal porque , se comeres na certa morrerás" .

Disse mais o Senhor Deus "Não é bom que o homem esteja só ; façamos- adjutório semelhante a ele”. Tendo , pois , o Senhor Deus formado da terra todos os animais terrestres , todas as aves do céu , levou-os diante de Adão para ver como havia de chamar ; e todo nome que Adão pôs aos animais vivos , esse é o seu verdadeiro nome . E Adão pôs nomes convenientes a todos os animais todas as aves do céu e a todos o animais selváticos ; mas não se achava para Adão um adjutório semelhante a ele .

Mandou , pois , o Senhor Deus um profundo sono enquanto dormia tirou-lhe uma de suas costelas e pôs carne no lugar dela . E da costela que havia tirado de Adão o Senhor Deus formou a mulher ; e a levou a Adão . Adão disse "Eis qui agora o osso dos meus ossos e a carne da minha carne ; ela se chamará Virago porque do varão foi tirada”. Ora um e outro estavam nus e não se envergonhavam .

Mas a serpente era o mais astuto animal de todos que o Senhor Deus fizera . Ela disse a mulher “por que vos mandou Deus que não comêsseis de todas as árvores do paraíso?” Respondeu a mulher “Nós comemos dos frutos das árvores que estão no paraíso , mas do fruto da árvore que está no meio do paraíso Deus mandou que não comêssemos ou a tocássemos para que não suceda que morramos .” Porém a serpente disse a mulher “Vós de nenhum modo morrereis mas Deus sabe que , em dia qualquer que comerdes dela ,se abrirão vossos olhos e sereis como os deuses conhecendo o bem e o mal .”

Viu , pois, a mulher que o fruto da árvore era bom para comer e formoso aos olhos e de aspecto agradável ; tirou o fruto e comeu e de ao seu marido Adão que também comeu E os olhos de ambos se abriram ; e tendo conhecimento que estavam nus , coseram folhas de figueira e fizeram vestes para si .

O Senhor Deus chamou Adão “Onde estás?” e ele respondeu “ Estava escondido tive medo por estar nu” , e disse-lhe Deus “Mas quem te fez conhecer que estava nu , senão o ter comido da árvore que tinha ordenado que não comesses? Adão disse “A mulher que me destes por companheira deu-me o fruto da árvore e comi” . E o Senhor “Porque fizestes isso?” Ela respondeu “A serpente me enganou e eu comi” .

O Senhor disse a serpente “ Porque fizeste isto , és maldita entre todos os animais e bestas da terra . Andarás sobre teu peito e comeras a terra todos os dias da tua vida . Porei inimizade entre ti e a mulher , entre a tua posteridade e a dela . Ela piará a cabeça e tu armarás traição ao seu calcanhar”.

E disse também a mulher ; Multiplicarei os teus trabalhos e especialmente os dos teu parto . Darás a luz a teus filhos com dor e estarás sob o poder de teu marido e ele te dominará” . E disse a Adão “Porque deste ouvidos a voz de tua mulher e comeste da árvore de que tinha ordenado que não comesses , a terra será maldita por tua causa , tirarás dela o sustento com trabalhos penosos todos os dias da tua vida . E ela produzirá espinhos e abrolhos e tu comeras a erva da terra . Comerás o pão com o suor do teu rosto , até que voltes a terra de que foste tomado, porque és pó e em pó te hás de tornar”. E Adão pôs na mulher o nome de Eva porque era mãe de todos os viventes.



Vamos juntos analisar o mito bíblico . O homem foi criado assim como todos os seres viventes . Mas, e a mulher? Será que o Senhor Deus não tinha interesse em cria-la? Terá sido criada por necessidade do homem? Preenchendo uma lacuna ? O homem foi colocado como guardião no Jardim das delícias e com direito de nomear a obra da criação . Nomear é ato de poder , simbolicamente aquele que nomeia se torna dono , coautor da criatura a qual deu o nome ; nome é parte da essência do ser . Adão nomeou a mulher de Eva e ela se torna parte dele . ( propriedade?) A mulher nasceu de uma costela de Adão que nasceu do barro . Porque essa diferença? A mulher teria sido criada para complementar as necessidades do homem Adão seria então um instrumento utilizado para lacrar uma lacuna , algo que faltava para completar o homem ? Então ela se torna , nessa relação de poder , de fato e de direito uma coisa pertencente ao homem Adão .


A criação de Eva Raphael Coxi Pintor belga








Deus e a criação do Homem Migelangelo

Capela Sistina Vaticano









O pecado original e a expulsão do paraíso

Migelangelo Capela Sistina Vaticano


Expulsão do Paraiso Masaccio



Adão e Eva Lucas Cranach o

velho









Adão e Eva Ticiano






Eva Prima Pandora Jean Cousin













O nascimento da mulher no mito Grego




Existem duas versões da criação da mulher ambas escritas por Hesíodo

Escolhemos a mais curta que se encontra no texto da “Teogonia” a outra mais longa em “O trabalho e os dias”. Como as duas versões se equivalem optamos pela mais curta.


Zeus irado escondeu o alimento dos homen

Porque o desviado Prometeu o havia enganado criou então a Tristeza

E os problemas para o homem .

Escondeu o fogo . Porém aquele mesmo bom filho de Japeto

O roubou novamente do Deus conselheiro par os homens

Em uma haste oca de funcho , sem o conhecimento do Deus .

Então Zeus , senhor das nuvens , lhe disse : “Filho de Japeto , mais inteligente

que todos os homens . Tu te alegras de ter furtado o fogo fradulentamente

Assim como às gerações futuras ,

Pois ,em lugar do fogo , eu lhe darei algo diabólico .

Com que eles muito se deleitarão , abraçando a própria ruína .

Assim falou e sorriu em tom alto o Pai dos homens e dos deuses . Disse então a Hefaísto , o ferreiro chefe , para misturar água e terra e para depois colocar na mistura .

O falar humano e a força a fim de criar . Uma bela jovem como qualquer das deusas imortais . Disse a Atená para ensinar a criatura tecer e bordar e ordenou a deusa Afrodite que lhe dotasse o rosto de encantos e atração sensual . Que causa negra paixão corruptora .

E a Hermes , o Mensageiro Matador de Argos que desse ao ser a mente de uma cadela e uma natureza ladra . Assim falou e os deuses ouviram .

Imediatamente após o deus manco fez a imagem . De uma jovem modesta da terra conforme o filho de Cronos , havia ordenado . Então Atena de olhos cinzentos vestiu-a e lhe deu uma faixa . E a deusa da Persuasão e as Graças a ornamentaram com correntes douradas e a loura Horas a cercou de flores da primavera .

Palas-Atená deu-lhe ornamentos coloridos. E o mensageiro Matador de Argos colocou em seu peito um talento para a palavra mentirosa e disposição matreira .

Ele fez como Zeus mandou o Trovador lhe deu o dom da palavra

Ele fez como Zeus mandou o Trovador lhe deu o dom da palavra .

Então o Arauto dos deuses lhe deu o nome de Pandora , pois todos os Olímpicos tinham lhe dado presentes . Afim se ser a ruína dos homens que trabalham para viver Quando esta armadilha mortal e inescapável foi completada . O Pai mandou o Mensageiro veloz , matador de Argos. Epitemeu com o presente . Porém Epitemeu não deu atenção ao conselho de Prometeu para nunca aceitar um presente . Do Deus Olímpico , e para devolve-lo. Com medo de que trouxesse o mal para a humanidade . Pois em épocas superiores os homens tinham vivido sobre a terra com suas mentes livres do mal , de trabalhos pesados e da dor que as fatalidades lhe conferem (pois em tempos adversos) os homens envelhecem muito rapidamente . Porém a mulher levantou a grande tampa do jarro com suas mãos e deixou que saíssem as aflições tristes para trazer a dor aos homens . Somente a esperança ficou sob a tampa do Jarro Pois essa foi a resposta do Deus Conselheiro , pastor das nuvens . No entanto, mesmo assim, dez mil tristezas voam em volta , à ruina da humanidade ; pois tanto o céu como a terra estão cheios do mal .” (Hesíodo, “Teogonia” p. 115 e ss )


O mito grego é mais franco que o hebraico, a misoginia é clara definida e explícita . Pressupondo como o mito bíblico um mundo totalmente masculino , onde impera a harmonia , ausência da dor e a felicidade , o qual é destruído com a chegada da mulher ! No modelo grego , neste mundo primitivo vive o Titã Prometeu , filho de Japeto , cujo traço fundamental de seu caráter é a oposição frontal a Zeus senhor do Olimpo . Tantas fez Prometeu que Zeus resolveu lhe dar uma lição definitiva criando ..... a mulher!!!!


A Eva Grega , Pandora resulta da habilidade e talento de Hefaísto e recebe de cada um dos deuses um talento especial . Da deusa Atená recebeu a habilidade de tecer e bordar , técnicas especificas feminina e relacionada com as atividades domésticas . Um dote algo degradante se comparada as atividades masculinas ditas nobres como a arte da guerra ou da política das quais a mulher é excluída . Nenhuma surpresa , pois Atená se confessa uma deusa comprometida com o espaço masculino . Na terceira peça da trilogia “Orestia ”de Esquilo , vota a favor de Orestes e defende o patriarcado .

Pandora é presenteada por Afrodite cujo dote não é o amor , mas a sensualidade ou seja a deusa dá a mulher não o Eros no sentido dinâmico do princípio da vida , mas o poder corruptor de amolecer o homem , uma espécie de força vampiresca capaz de sugar as energias masculinas .

A doação de Hermes dá à mulher a mente de uma cadela e a natureza de uma ladra . Entendamos que a imagem da cadela reforça a sensualidade pela questão relativa ao cio e liga-a a Hecate , a deusa dos feiticeiros , princesa do mundo subterrâneo cujo animal é o cachorro . Quanto a natureza de uma ladra trata-se da astucia e da dissimulação qualidades necessárias a um ladrão . Lembremos que são qualidades encontradas em Ulisses herói da Odisseia , misto de pirata e salteador! Ainda é Hermes que dota a mulher de mais dois atributos assustadores: a palavra mentirosa e a disposição matreira . Na tradição Ocidental Cristã mentira é atribuída ao demônio , que é chamado o pai da mentira mas, no texto grego converte-se em um traço do carácter feminino . Portanto , a mulher para o homem torna-se algo escorregadio , não confiável e de difícil compreensão por não possuir referenciais fixos . Já a matreirice é um complemento da mentira , equivale a dissimulação , se alimenta da hipocrisia o talento para conviver ao nível do parecer e não do ser .


No mito de Pandora a mulher é dada ao homem para perde-lo , ao passo que no mito hebraico a mulher foi criada para auxiliar o homem e acaba por perde-lo também . No mito helênico a mulher ao abrir a tampa do vaso que equivale ao fruto proibido libertou no mundo paradisíaco todos os males que antes não existiam , portanto a terra , um jardim das delícias , torna-se um mundo concreto , real , com suas precariedades e imperfeições .

No mito de Gênesis , após a perda do paraíso , Jeovah coloca portais guardados por anjos para que o homem não retorne à condição anterior . Mas a grande diferença aí se encontra , no conto grego ficou no fundo do jarro dos male alguma coisa , fica a esperança que fornece ao homem o dom de suportar o mundo com seu cortejo de misérias .



Chamo atenção que nos dois textos por conta da misoginia esquecem ou escamoteiam o papel da mulher como elemento instaurador da mudança , um herói cultural que ao romper com a condição paradisíaca , possibilita a existência humana com um ato de reflexão sobre estar-no-mundo- um –corpo e assim criar a Filosofia , as Artes e as Ciências distando-se do mundo restrito aos animais .


Entretanto , o que observamos foi durante bastante tempo o esquecimento do papel da mulher de instauradora de uma mudança fundamental , para o papel de submissão , de desagregadora , de inferior ao homem . Nos posts anteriores sobre a luta da mulher a ser reconhecida como artista e profissional essa questão fica bem clara .



Pandora John William Whaterhouse

Dante Gabriele Rosseti Pré-Rafaelita





.













Pandora 1881 Lawrence Tadema-Alma



Nicolas Régnier
















Pandora Alexandre Bourgerau Academicismo

Pandora Odile Redon 1914




















Caixa de pandora



A esperança da caixa de

Pandora


 
 
 

1 Comment


cgvo2000
Jul 20, 2021

Liana, que texto agradável de ler! A sua interpretação e comparações com os trechos bíblicos, assim como as obras de arte trazidas para o contexto abrilhantam ainda mais a narrativa!

Like
Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page