A arte Americana do século XIX e a Reforma Moral
- Liana Rosemberg
- 1 de mar. de 2021
- 6 min de leitura
A luta continua do outro lado do mundo
O trabalho das mulheres era necessário para a construção da America , e ainda que o estatus legal das mulheres na colônia estava limitado e os homens tivessem o papel econômico central as mulheres desfrutassem de direitos e privilégios negados na Europa , aqui também uma crescente ideologia de domesticidade ligava a mulher a um lugar específico no papel do sexo . Ao enfatizar o corte entre “trabalho” e “lar” centralizando a salvação no último , o culto da domesticidade também estabeleceu o lar Americano como um refúgio das profanações do mundo moderno dos negócios , uma local aonde valores espirituais podiam ser cultivados , e uma medida contra a valoração das produções culturais das mulheres .
Buscando refinar e estender a influencia da vida domestica , um bom números de mulheres americanas da classe media foram cooptadas nos movimentos da reforma Cristã que promoviam a abolição da escravatura , temperança e sufrágio universal . A identificação desses movimentos sociais reformistas com a ideologia do lar como lugar de edificação e iluminação levou a modernas historiadoras feministas a referir-se a essa união de reforma social e direito da mulher como “feminismo domestico”. Trabalhos de agulha e pintura eram considerados apropriados para mulheres na primeira metade do século e foram bem representados pelas artistas americanas folclóricas . Uma da primeiras artistas profissionais foi Henriquetta Johnson executa um tipo de retrato em pastel em estilo rococó estilizado em Charleston , South Caroline . Foi seguida por artistas miniaturistas e por mulheres de Peale Philadelfia como Henrietta Johnson e Herminia Borchard Dassel .
Herminia Borcheard Dassel Maria Mitchel 1851

Henrietta Johnson Henriette Charlotte Chastaignier

Herminia Borchard Dassul Abram Qualy

O ímpeto para a reforma social na America foi apoiado por um grupo progressivo individualista da New England baseado no Transcendentalismo moldado pelo credo da autodeterminação Ralph Waldo Emerson e nas crenças dos livres-pensadores e no social utópico de Bronson Alcott. Lembremo-nos que Louisa May Alcott tornou-se uma escritora de sucesso , e que Anne Whitney , Harriet Hsomer , Lilly Martin Spencer, Louise Lander e outras artistas vieram de famílias de reformistas que acreditavam em maiores oportunidades para as mulheres. No meio do século a reforma educacional criou uma maior abertura para as mulheres , houve um cisma entre aquelas que se viam como amadoras e as que começaram a pensar a arte como profissão .
As habilidades tradicionais das mulheres como produtoras de tecidos foram transferidas para a produção industrial . As mulheres trabalhadoras foram as primeiras trabalhadoras industriais na América seguindo o desenvolvimento em larga escala das fabricas de têxteis em Lowell , Massachusetts ao redor de 1826 . A ideia de Lowell era a esperança idealista de evitar a exploração das mulheres trabalhadoras como na Inglaterra . Falhou . O entrelaçamento entre as histórias da reforma do trabalho , feminismo e a abolição na América pode ser visto na fundação da Associação da Reforma do Trabalho Feminino em 1845 como resposta as deploráveis condições sob as quais as mulheres trabalhavam nas fábricas .
Logo as mulheres usando suas habilidades nos trabalhos de agulha conectaram a esfera doméstica e o mundo publico da ação social coletiva . O trabalho de agulhas aparecem em slogans abolicionistas populares em 1834 as mulheres recolhiam dinheiro para a causa abolicionista vendendo seus trabalhos manuais . Em anos recentes esses trabalhos tradicionais são exibidos como “arte” nas galerias e museus aonde mostram uma afinidade formal com as pinturas geométricas abstratas quando dispostas em paredes brancas . Fique claro que esses surpreendentes exemplos das habilidades e trabalho das mulheres apesar de tirados do contexto e modificados não nos ceguem de sua narrativa, de sua essência auto biografada social e política .
A classe e a geografia tiveram um papel significativo na forma das experiências no século XIX na mulheres artistas americanas . A maioria das mulheres que tomaram parte do fenômeno de expatriação eram de famílias ricas e educadas da Costa Leste . em adição para competir para comissões publicas , a primeira geração de escultoras profissionais femininas eram dependentes das conexões familiares e do emergente grupo de ricos colecionadores particulares e filantropos , muitos deles mulheres .
Lilly Martin Spencer (1822-1902) foi uma exceção entre as artistas americana da época : mulher casada do Ohio que dependia de sua arte para sustentar treze filhos e o marido ( que ficava em casa e a assistia no seu trabalho profissional e dos deveres domésticos) ; filha de pais da Comunidade de Fouriete que declaravam ter pouco tempo para o feminismo e a política ; foi uma artista que recusou a oportunidade de ir para a Europa para estudar como outras o fizeram . A pintura de Spencer pertence ao período quando a arte americana balançava entre a expressão folclórica e os estilos embasados na tradição acadêmica e o estudo na arte europeia. Uma das pintoras mais importantes do gênero de pintura do meio do século , a carreira de Spencer está fortemente ligada a crescente demanda por impressões populares para decorar as casas da classe media . Apesar da progressiva visão de seus pais e uma educação que atende Shakespeare, Locke , Rousseu a Moliére , Pope e Gibson existe uma carta a sua mãe na qual atesta em 1850 uma forte necessidade de um ativismo feminista forte .
Sua primeira exposição em Ohio chamou a atenção de Nicholas Longworth, um filantropo rico de Cincinnati que apoiava um número de artistas que surgiam na fronteira ocidental . Longworth se ofereceu para que ela fosse a Boston estudar com Whashington Allston ou John Trumbull e então na Europa . Ela voltou para Cincinnati com o pai onde estudou com o bem sucedido retratista James Beard .
O maior sucesso de Spencer foi em 1849 quando sua pintura “A life´s Happy Hour” foi selecionada pela Western Art Union para se gravada . Os membros dessa associação estabelecida em Cincinnati pagavam uma soma para uma gravação de uma pintura importante pintada por uma artista e a chance de ganhar um trabalho original de arte na loteria anual . Embora criticada por explorar artista vulgarizando o gosto publico , foram um instrumento de desenvolvimento do gosto estético do novo publico comprador de arte .
Lilly Spencer A life`s Happy Hour Felicidade doméstica

Depois de seu trabalho ser mostrado na National Academy of Design em 1848 , Spencer mudou-se com a família para Nova York afim de obter um estudo adicional que a tornaria capaz encontrar o desenvolvimento e pedidos por imagens da feliz e domesticidade em autosuficiência . A bem humorada natureza e o desenho tosco de seu trabalho pertencem a tradição do folks americano de humor exagerado e nostalgia sentimental . “The Little Navigator” e “The Young Teacher” foram comprados durante 1850 e 1860 pela firma francesa Goupil Vibert and Co. e mandados para Paris para servir de base para litografias , muitas delas foram pintadas a mão por mulheres trabalhadoras como imitação de um processo de produção fabri. As impressões retornaram a America para venda .
Lilly Spencer The Young Teacher Olhando a professora .

A fundação do Cosmopolitan Art Association em 1854 estendeu e propagou o mercado de Spencer para os periódicos , The Cosmopolitan Art Journal era dirigido para a audiência feminina como lazer e educação para ler magazines . Fi!FO!FUM! de Spencer exibido na National Academy of Design em 1858 , foi produzido como frontispício no ano posterior . A retribuição do despretensioso e detalhado do Fi!Fo! Fum! encontrou uma receptiva audiência entre os leitores do jornal para as cenas da intimidade família como defesa contra as ameaças do mundo de fora. O largo conhecimento do nome de Spencer através da America, entretanto, apesar de seu papel definindo o imaginário popular ela lutou financeiramente durante toda a vida .
As demandas colocadas em Spencer pela necessidade de sustentar a família e satisfazer o enorme e frequentemente nada sofisticados membros da classe media era bem diferente ao se confrontar com a primeira geração de artistas profissionais que estudaram no exterior durante os 1850 e 1860 .
I kiss you and you kiss me cupido

Descacando Cebola

Lavando Roupa Lundry

A jovem esposa cozinhando o primeiro cozido

O gato e a mariposa

Podemos afirmar que Lilly Martin Spencer foi a primeira artista profissional americana cuja formação composicional , estética e tematica foi total e puramente americana .
Comments